top of page

As Correntes do Dinheiro


(Fonte: http://www.victorianweb.org/painting/frith/paintings/1.html)

A unidade monetária (dinheiro) é uma criação exclusivamente humana que permitiu um progresso no sistema de aquisição de produtos. Com a existência disso, não precisaremos mais trocar itens por outros itens, podendo então acumular o que quisermos gastando somente notas, pois o dinheiro é um objeto sem valor sozinho, dessa forma o ser humano não teria necessidade em acumulá-lo, porém, naturalmente, associamos o valor inexistente do dinheiro com o valor do item que iremos trocar por ele, dando então valor ao dinheiro em si, e no momento que o próprio dinheiro ganha valor próprio, ele está corrupto, pois as pessoas irão começar a batalhar por dinheiro invés de batalhar pelo item de seu desejo, pois no momento da valorização do dinheiro, todos os objetos que queremos se tornam inadquiríveis sem o dinheiro (agora com o valor imaginário).


Dessa forma, a existência de uma unidade monetária inalienada se torna impossível, enquanto o escambo é muito primitivo, a existência do dinheiro envenena a mente humana. Uma consequência da invenção do dinheiro foi o nascimento da economia, adotada pela sociedade como uma entidade cuja existência muda o sentido de vida dos seres humanos que nela vivem. Enquanto a princípio, como em todos os seres vivos da natureza o ser humano tinha que lutar para manter sua própria vida e prosperar, agora a vida de cada humano se baseia em manter a entidade Economia, crendo que essa entidade irá mantê-los e ajudá-los a sobreviver, para que? Se podemos, nós mesmos, lutar pela nossa própria vida?


Essa ficção que nós mesmos criamos, a economia de mercado é a cortina que impede-nos de ver o que podemos alcançar a frente. O mundo teme a automatização de todos os meios de produção pois isso irá causar um desemprego massivo, mas não conseguem ver que a automatização dos meios de produção significa uma enorme evolução em nossa sociedade, onde tudo dependerá somente de máquinas, e não mais do trabalho quase escravo dos desesperados. O desemprego é um problema somente na sociedade em que vivemos, onde seguimos essa fantasia chamada "dinheiro".


Qual é a única coisa que impede que todo o mundo utilize energias gratuitas? Nikola Tesla discutia essa ideia séculos atrás, e ela já é uma realidade há anos, podemos nos manter usando fontes de energia que não gastamos, como o vento, o sol, até mesmo as ondas. Mas se podemos, por que não usamos? Se utilizássemos as energias gratuitas, todas as indústrias petrolíferas iriam falir, mas porque isso é um problema se a energia grátis indica uma evolução em nossa sociedade? Porque, novamente, nós vivemos atrelados à fantasia do mercado.


O dinheiro nada mais é que uma recompensa que visa ensinar o homem a fazer coisas boas enquanto o proíbe de evoluir para o seu próprio bem. A humanidade atualmente é obrigada a trabalhar pelo fruto do trabalho, mas sim pela recompensa, o dinheiro que os obriga a trabalhar, impedindo seu descanso e a evolução. Quando a sociedade aprender que deverá fazer o bem pela sociedade, e não por motivos egoístas ou por recompensas alheias, e que pode se soltar das amarras dessa fantasia, perceberão que esse será um dos maiores passos dados para a evolução do bem-estar de todos.


Siga o NOP
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Social Icon
Posts Recentes
Pesquisa por tags
Nenhum tag.
bottom of page