top of page

O Princípio Básico do Trabalho


(Fonte)

A terra pertence a todos aqueles que nela nasceram, mas seus frutos só podem ser apreciados por aqueles que trabalharem a terra que tem. Esse é um princípio básico do trabalho que deveria ser adotado pela sociedade, seguindo sua lógica, o ato de trabalhar (por si só) nos daria benefícios em forma de frutos diretos do trabalho, invés de nos dar recompensas (como no caso do dinheiro, em nossa sociedade). E levando em conta o princípio básico apresentado anteriormente, todo o trabalho realizado por um humano deverá servir para o seu bem ou para o bem da sociedade como um todo (que o beneficiaria por ser parte dessa sociedade), nunca devemos trabalhar para o bem alheio, pois isso não nos traz benefício, e fazendo isso nós estaríamos colaborando com a ociosidade de terceiros e com o nosso desgaste vão.


O trabalho por benefício seria a solução para os problemas hoje solucionados por dinheiro, e seriam realizados por toda a sociedade. Não se deve confundir o princípio do trabalho com egoísmo, é preciso entender que não teremos mais que servir a Economia, que, por sua vez, manteria precariamente a nossa sociedade; agora, nós temos o contato direto com a manutenção de nossa sociedade e isso significa manter o bem de cada membro dela, e sabendo disso, devemos focar os benefícios de nosso trabalho para fazer primeiramente o nosso bem, e então o bem alheio, pois se nós nos beneficiamos automaticamente beneficiamos a sociedade, e se não garantirmos o nosso bem, como poderemos garantir o alheio?


Enquanto se trabalha para outro sem gerar benefícios para si você está encorajando a ociosidade alheia e está se forçando a uma relação escravista. A questão de focar primeiramente em seu próprio benefício é um ato saudável, (lembrando que pensar primeiro em você não significa pensar mais em você), quando nos vemos em uma situação de escolha de situações, devemos pensar primordialmente se isso irá nos dar benefícios, caso a resposta seja afirmativa, devemos prosseguir e então ver que benefícios podemos dar a terceiros; caso a resposta seja negativa, não devemos prosseguir, pois se não nos dará benefícios, será um trabalho cansativo e não-produtivo, afinal, não podemos garantir se os outros serão beneficiados, caso insista você estará fazendo mal para si mesmo, por conseguinte, fazendo mal para a sociedade.


Siga o NOP
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Social Icon
Posts Recentes
Pesquisa por tags
Nenhum tag.
bottom of page