top of page

Contra-argumentos I


Quando os ideais de um modelo igualitário emanam por bocas populares, o que normalmente se associa em nossas mentes é uma sociedade imunda, primitiva e impossível. Mas estão os pensamentos populares corretos? Sabemos que aqueles ameaçados por algo difamam a ameaça, fazendo seu povo se virar contra essa ameaça, e é (obviamente) o que foi feito com ideais igualitários em nossa sociedade atual. O argumento mais comum que tenho percebido em discussões é “O homem é naturalmente egoísta, uma sociedade comunitária onde todos são iguais está fadada ao fracasso devido a corrupção”.

O argumento em si tem lógica, a corrupção de um homem poderia significar o total declínio de qualquer sociedade igualitária, porém seria o egoísmo parte natural de todos os seres humanos? Pelo que conheço da humanidade, diria que não. Se o homem realmente tivesse em mente desde o início dos tempos o desejo de lucrar sozinho, não teria se tornado sedentário em bandos onde cada membro é parte importante do todo. E se o mesmo ainda assim fosse verdade, não nos organizaríamos em sociedades onde cada membro é necessário para o funcionamento da mesma. E se, ainda assim, o ser humano tivesse o gene do lucro próprio e individual, o sistema que vivemos nunca teria ocorrido, pois nele necessitamos sempre alguém trabalhando por nós, pois se há alguém rico em nossa economia, significa que há alguém pobre. Não vivemos sozinhos, gerimos uma sociedade.

O modelo político-econômico que nos gere realmente é egoísta, mas o sistema não é egoísta pois o homem é egoísta, e sim o contrário. O egoísmo de nossa sociedade é reflexo do egoísmo dos homens que a implantaram. E foi imposta a nós a crença de que essa característica está marcada em nós, o que não é verdade. A verdade é que: para o funcionamento de um modelo social é necessária uma filosofia para fazer com que a atitude dos membros dessa sociedade condiga com o formato desse modelo. Então para que a humanidade um dia possa gerir um modelo igualitário visando o bem de todos seria necessário não só uma movimentação política visando o fim da política mas também uma movimentação filosófica para mudar os conceitos pessoais de cada um. Pois se um modelo igualitário for imposto em uma sociedade com a mente egoísta, esse modelo está fadado ao fracasso.


Siga o NOP
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Social Icon
Posts Recentes
Pesquisa por tags
Nenhum tag.
bottom of page